Carlos Barbosa-Lima

Carlos Barbosa-Lima

Aclamado pela crítica musical como um dos grandes Mestres do Violão do mundo, artista da gravadora Zoho Music (New York), e com carreira internacional de sucesso, há mais de 50 anos, Carlos Barbosa-Lima é hoje reconhecido mundialmente tanto por sua extrema sensibilidade e virtuosismo no instrumento como pelo seu trabalho de arranjador de uma grande variedade de obras de estilos diversos para violão.

 

Suas mais recentes gravações lançadas pela Zoho Music são os CDs Frenesi e Siboney (trabalhos dedicados à música das Américas), O Boto (com ênfase na música Sinfônica, tendo como destaque a peça de Tom Jobim, O Boto, arranjada para Violão e Orquestra, gravada na Bulgaria com a Orquestra de Sophia) e mais recentemente, Carioca e Merengue.

Nascido na cidade de São Paulo onde iniciou seus estudos de violão aos sete anos. Debutou em concerto aos doze no Teatro Municipal de São Paulo, quando também gravou seu primeiro disco LP, Dez Dedos Mágicos (1958). Foi discípulo de Isaias Savio e Andrés Segovia. Diversos compositores dedicaram-lhe composições para violão, dentre os quais destacamos: Francisco Mignone, Guido Santorsola, Ernesto Cordeiro, Bobby Scott, Byron Yasui e Alberto Ginastera, que lhe dedicou a Sonata op.47, uma das obras mais importantes compostas para violão na segunda metade do século XX.

Em 2010, celebrando seu aniversário de carreira, gravou o CD Merengue, lançado em Premiere Mundial através de um recital no Carnegie Hall - New York.

Seus imaginativos programas de concerto rompem a dicotomia entre popular e clássico, transitando por esses dois estilos com maestria, redefinindo o papel do violão erudito no século XXI.

REALIZAÇÃO

sesc                                    dnarte