João Carlos Victor

João Carlos VictorDestacando-se no cenário musical brasileiro como o violonista mais premiado de sua geração, João Carlos Victor é detentor de 15 prêmios em concursos, dentre eles: Iº Concurso Internacional Vital Medeiros, ganhando também o prêmio especial de público; IIIo Concurso Nacional de Interpretação Violonística; VIIIo Concurso Nacional Heitor Villa-Lobos, em que foi, pela primeira vez no evento, o candidato que obteve nota máxima de todos os jurados e premiado, também, como Melhor Intérprete do compositor Heitor Villa-Lobos; Concurso de Jovens Solistas da Orquestra de Câmara da 4ª Semana de Música de Ouro Branco; Io Concurso Nacional de Violão da UFG; entre outros.

Nascido em Salvador - BA - no ano de 1985, inicia seus estudos de violão aos 11 anos com seu pai.

Em 1998 ingressa no curso de extensão da Universidade Federal da Bahia, sendo no mesmo ano premiado nos concursos Souza Lima e Musicalis, ambos no Estado de São Paulo. 

Participou de diversas master classes com renomados professores como: Paul O´Dette (EUA), Pablo Márquez, Eduardo Eguez (Argentina), Eduardo Fernandez (Uruguai), Pavel Steidl (República Tcheca), Fábio Zanon, Edelton Gloeden (Brasil), Ricardo Gallén (Espanha), entre outros.

Em Setembro de 2007 foi convidado a participar do Io Festival Internacional de Música Contemporânea, realizado em Salvador – Bahia/Brasil, interpretando a Sequenza XI do compositor italiano Luciano Berio e no mesmo ano concluiu com a nota máxima, o Bacharelado em Instrumento pela Universidade Federal da Bahia sob a orientação do prof. Dr. Mário Ulloa em dezembro de 2007.

No início de 2008, João Carlos ganhou uma bolsa de pós-graduação do Serviço de Intercâmbio Alemão (DAAD) para aperfeiçoar-se na Alemanha sob a tutela do violonista Franz Halász na Hochschule für Musik Nürnberg.

Atualmente reside em Luzern (Suíça) onde cursa o  Master in Performance da Musik Universität Luzern na classe do prof. Mats Scheidegger.

REALIZAÇÃO

sesc                                    dnarte